Shenmue – Como emular com NullDC R136

Muito aqui no blog, e no facebook, tenho postado informações sobre Shenmue, cultuado essa saga impressionante do mestre Yu Suzuki, atiçando a vontade de alguns para jogar essa obra do Dreamcast, problema que o primeiro jogo saiu somente para ele, e a não ser que você desenterre um aparelho usado, sua única opção é emular, até sair pelo menos uma versão remaster oficial, o que está demorando de mais!

Emular Dreamcast a uns anos atrás era uma tarefa impossível, mas com o tempo foram aprimorando e muito os emuladores, facilitando e dando muitos benefícios de optar por essa alternativa. Pretendo fazer uma série de post explicando dois principais emuladores, o NullDc e suas variantes, e o DEMUL, considerado o emulador mais a experiência original do console, com vários fix para diversos bug’s, porém ambos são muito satisfatórios. Espero que gostem!

O passo-a-passo está detalhado de como emular Dreamcast em diversas situações, ou melhor, em diversos tipos de computador, com ou sem placa de vídeo, pouca ou muita ram e etc. Infelizmente a emulação não é 100% perfeita, não é a melhor experiência de Shenmue que se possa ter, mas é a mais próxima que podemos conseguir sem um Dreamcast, mas aqui vou colocar todos os detalhes do que funciona no jogo, do que se deve fazer e não fazer no game.

Inconvenientes que poderão ocorrer durante o jogo:

  • Sombras dos personagens ficarão meio bugadas, piscando ou aparecendo em partes erradas do corpo dos personagens.
  • O cabelo do Ryo e de alguns outros personagens poderão ficar meio transparentes.
  • A neve acumulada no chão em alguns momentos pode ficar piscando tipo que nem as sombras.
  • O céu pode dar umas piscadas, mas raro ocorrer.
  • Pode acontecer uns movimentos estranhos quando a câmera acompanha Ryo de perto em algum vídeo, nada que atrapalhe.
  • O gráfico em geral está pior, mais serrilhado(na resolução padrão).
  •  Ao iniciar o jogo, quando começa a controlar Ryo, o caderno de anotações abre, ali o Ryo anota  progresso do jogo e coloca dicas, mas a primeira vez que abre ele desaparece, mas depois fica meio normal no decorrer do jogo.

  • Som não é dos melhores.
  • Framerate não é a real do jogo(no emulador para pc’s mais fracos).
  • ATENÇÃO: Não é possível jogar o “Hang On” e nem o “Space Harrier”, são jogos de mega-drive rodando dentro de Shenmue, e o emulador não consegue lidar com isso e trava.

Vamos começar pelas máquinas mais fracas:

O emulador que disponibilizei é a versão mais nova do NullDC, a r136, mas coloquei todas as configurações gráficas mais baixas, para ter um bom desempenho em computadores que não possuem placa de vídeo off, não tem muita ram e nem um processador muito bom, mas claro, deixei configurado de uma maneira que não atrapalhe muito  diversão de quem vai jogar, segue umas dicas desse emulador:

  • Nas configurações que o emulador se encontra, eu aconselho a não jogar em tela cheia, o gráfico vai ficar bem ruim e a framerate pode piorar, mas pode aumentar um pouco arrastando nas bordas da tela se quiser.
  • Para mexer na resolução gráfica do emulador, é a opção Power VR, mas aumente no máximo a resolução, se sua máquina aguentar.

Alguns computadores mais antigos, ou sem placas de video off-board, não conseguem rodar as últimas versões do emulador NullDC, e não é por falta de dll ou ocx, simplesmente não rola, o emulador abre e já mostra a mensagem que precisa fechar o aplicativo, então eu coloquei também um link com uma versão um pouco mais antiga do emulador, caso precise.

Emulador:

https://mega.nz/#!O1Qk3ZDK!TDm459XT_fwuYIzviv8y7FwpAXf4ZJQrVVZYgPzyi2U

Versão mais antiga:
https://mega.nz/#!WsgizRqT!P2eP3R8agpOnKO5til5n2uY18WE6J-mM3MhDD11Y-J4

Download de Shenmue:

http://www.emuparadise.me/Sega_Dreamcast_ISOs/Shenmue/168

Os três discos estão divididos entre vários .rar dentro de um .rar maior.

Ao abrir  o emulador, pode aparecer um aviso de que falta alguns arquivos no sistema (dll e/ou ocx). Anote o nome de cada arquivo que ele pedir e coloque no google, as primeiras páginas que vier na pesquisa tem para baixar o arquivo solicitado, após o download coloque dentro da pasta do emulador.

Emulador para máquinas mais fortes:

Para você que tem uma máquina com uma placa de vídeo off-board razoável, uns 4 gb de ram e um processador bacana, essa última versão do NullDC pode ser o ideal. Ele já vem configurado para rodar com melhor gráfico x desempenho, a única alteração seria nos controles.

Emulador:

https://mega.nz/#!u15FCIxZ!GcPkGiQOGTeD-ebxC4nwioVTUZToTOjPjYxhRupxiDw

Download de Shenmue:

http://www.emuparadise.me/Sega_Dreamcast_ISOs/Shenmue/168

Os três discos estão divididos entre vários .rar dentro de um .rar maior.

Ao abrir  o emulador, pode aparecer um aviso de que falta alguns arquivos no sistema (dll e/ou ocx). Anote o nome de cada arquivo que ele pedir e coloque no google, as primeiras páginas que vier na pesquisa tem para baixar o arquivo solicitado, após  o download coloque dentro da pasta do emulador.

Para quem nunca jogou Shenmue, segue essas dicas:

  • Antes de dar New game,vá em options e mude o modo do jogo para “Game Mode”, assim ele terá voz e legendas nas falas.
  • O jogo se salva na cama do Ryo somente, mas se quiser parar e salvar no meio do caminho, porém é salvar e desligar o videogame (emulador no caso), e pra continuar da onde parou é a opção “Continue”. Load carrega da cama do Ryo, Continue carrega do Resume.
  • Aconselho deixar aberto a janelinha do VMU, o memory card com tela do Dreamcast, ali aparece dicas importantes em determinados jogos.

Configurando controles:

Para usar controles USB normais, use o plugin “PuruPuru” e configure ele na opção “Maple”. Para controles de 360, use o “Controller[XInput]” e configure também no “Maple”. Agora se você quer usar um controle de PS3 no PC, deve seguir outros passos.

Controles
-Baixe esses dois programas:
https://mega.nz/#!Kxx11Iib!1_-VFEEZyiphC-o69tWqwErxO6AGJDvHC_J1Gt9H2iQ
https://mega.nz/#!KgAXCZ6B!h-egrqzNOheVla7gS-u9VRy86P5HYv-P9Jl2lqHyFVQ

-Conecte o controle no PC.
-Instale o Motion Joy e abra-o.
-Marque a opção Xinput-Default
-Clique na aba “Drive Maneger”.
-Marque os Drivers que aparecem e clique em “Load”

Pronto, agora cada vez que for jogar, abra somente o outro programa, o Better DS3 com o controle já conectado, ele vai emular o controle oficial do 360 no do PS3🙂

Obs.: Caso nenhum dos emuladores funcione, tente atualiza o seu DirectX, e instale esse pacote do Visual C + + Runtime.
https://mega.nz/#!L14hibxZ!uiK_5WN6247saIciX7FdY177w6fLflCCwI-MWl0ZZAc

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s