Mutt Songs #3 – Exlovers

exlovers-266

   Essa banda foi uma das poucas que não descobri através da internet, por vídeos recomendados pelo youtube ou resenhas de bandas indie, eu escutei ela quando peguei uma carona com um amigo e ele tinha um CD com vários mp3 só de bandas alternativas, com som mais puxado para My Bloody Valentine e Jesus and Mary Chain, e no caso dessa banda, se enquadra perfeitamente nesse estilo. Tive uma pequena descrição da banda, como o nome incomum, Exlovers, e que é um pessoal britânico que se juntaram para fazer um som em meados de 2009, mas que já se separaram e nunca mais se ouviu falar deles, então aí que decidi tentar pegar alguma informação e descobrir mais sobre esse som maravilho deles.

Primeira música que escutei:

   O som da banda é um encontro de Belle & Sebastian, Stars, Velvet Underground e Beulah, como a própria banda se denomina, mas adicione uma harmonia de vocal beeem semelhante a My Bloody Valentine, só menos noiado.

   Infelizmente a história da banda é bem curta, tendo começo em meados de 2007 quando Peter, o coração da banda, que morava em St Ives(pequena cidade da Inglaterra), largou  a universidade e foi morar no porão da casa de um amigo. Sempre apaixonado por música desde seus 15 anos de idade, lá ele decidiu começar a trabalhar em umas melodias, se inspirando no som clássico do Beatles. Logo em seguida juntou a suas idéias um antigo amigo e guitarrista que vivia em Londres, Chris, e escreveu duas músicas.

pete
Peter Scott

 

   Ele percebeu que precisava de uma vocal feminina para a banda, para dar uma delicadeza as músicas e soar mais próximo a ideia do My Bloody Valentine, então um amigo apresentou ele a Laurel, outra estudante de Goldsmiths e compositora. Peter amou a fragilidade que ela adicionou as músicas e aceitou ela no grupo, logo em seguida chamando mais duas pessoas para completar a banda, o baixista Danny e o baterista Brooke.

   A cada quatro horas de sessão eles tinham uma música nova, e em apenas três semanas estavam prontos para uma turnê, porém a grana era extremamente curta, não tinham dinheiro nem para alugar uma Van, então foram da maneira mais dolorosa de levar equipamentos e instrumentos, de ônibus e trem. A turnê se deu pela inglaterra,  e viajaram juntos com outros grupos indies, e pobres, como Golden Silvers, Emmy The Great e Pete & The Pirates.

ex

   Como Peter descreveu, era muito difícil viajar assim, horas na estrada levando um monte de bagagem, porém isso deu tempo de escrever mais músicas, só que tiveram que se conter, não ir muito mais a frente do que eles podiam andar, as vezes escreviam uma música e a tocavam no outro dia, quase sem ensaio, e isso desgastou um pouco, então se contiveram.

   Em 2009 foi um ano que colocou mais em foco o nome da banda, com uma turnê extensa e pelo convite para tocarem nas apresentações de abertura do NME Awards 2009, aonde foi uma surpresa enorme para eles, que sempre tocaram para algumas centenas de pessoas, e lá tinha muuuuita gente. Desde esse período até 2011, eles lançaram alguns singles, ou E.P. com 4 faixas, preparando o terreno para seu primeiro álbum denominado Mosh, lançado em 2012, pela Rockfield Studios.

Peter Doherty

   Infelizmente a história da banda praticamente se encerra por aí, eles começaram uma turnê em 2012, foram até a Tokyo, mas após isso entraram em um hiato indefinido, deixando muitos recém fãs se perguntando quando teria um retorno, um novo disco, mas nenhuma rede social da banda é atualizado a anos.

No youtube se encontra alguns clipes oficiais e apresentações, aqui listo alguns dos melhores vídeos:

Track List do único álbum:

1- Starlight, Starlight
2- This Love Will Lead You On
3- Emily
4- Just A Silhouette
5- Blowing Kisses
6- Unlovable
7- I Wish We’d Never Met
8- You Forget So Easily
9- You’re So Quiet
10- The Ruins

Apesar de não ter mais atualizações desde 2012, você pode achar mais da banda nesses canais de comunicação:

Facebook: https://www.facebook.com/exlovers-39869988582/

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC2lJgS-6rkXWDbAHogdey9Q

Twitter: https://twitter.com/exlovers

SoundCloud: https://soundcloud.com/exlovers

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s